gilliardt escreveu: ... Acho que talvez isso iria se resolver se houvesse um pouco mais de informação e que fosse em uma linguagem mais simples para as pessoas comuns. Quando as pessoas são informadas e tendo suas dúvidas esclarecidas, elas confiam e tudo fica melhor mas, algumas coisas "acontecem nas sombras" aí, acaba deixando a população com medo ou com receio e aí, não vai pra frente mesmo e a tendência é ter muitos problemas.
Talvez eu possa estar errado ... eu não sei mas eu acho isso ...
O problema da informação médico/paciente é que existe um ciclo vicioso onde todos tem culpa.
Pensamentos comuns do paciente:
- O médico não explicou direito.
- O médico falou um monte e o que eu quero saber é o que tenho e como trato.
- Disse que eu tenho problema "x" e tratou com "y" e não deu certo, não volto mais.
- Um médico me mandou tomar "x" e outro "y", um dos 2 tá errado.
- Vou tomar o remédio que conheço, se não passar vou no médico, mas não vou contar que já tomei remédio pq ele vai ficar bravo.
- Pesquisei na internet e já sei o que posso ter, só preciso ir no médico pra pegar a receita.
- Não sei pra que tanto exame o outro não pedia, nem vou fazer.
- Fiz o exame, mas tá tudo normal (sei ler pô), não preciso voltar.
- Vou ligar e ver se ele passa um remédinho, senão vai na farmácia mesmo.
- Sacana, não me atendeu por telefone, vou ter que ir, o que custava?
- Me deu remédio e não resolveu, vou voltar pro meu mesmo, não sei pq fui, não vou gastar mais com isso.
Pensamentos comuns do médico:
- Eu queria explicar, mas o paciente não quer entender, só quer saber do diagnóstico e do tratamento.
- Talvez deva dizer que não tenho certeza do que ele tem, mas aí o paciente vai achar que sou um médico ruim.
- Queria dizer que não conheço o remédio que o paciente tem em casa, mas ele vai pensar que sou um médico ruim, então vou dizer que o que eu conheço é melhor.
- Tratei pra doença mais provável e não sei o resultado porque o paciente não voltou.
- Não entendo, era pra tá com febre e não tá, deve ser outra coisa.
- Pedi o exame mas ele não voltou com o resultado, tomara que teja alterado como o padrão, se tiver normal é pq é sério.
- O paciente deve tá mentindo, então vou ignorar tudo o que ele disse e passar logo o tratamento padrão pro que tô vendo.
- Perco um tempão aqui pro cara mentir, não seguir o tratamento, não voltar se não funcionar pra eu entender e descobrir o que ele tem, acha que o google substitui a faculdade, acha que exame normal é sempre bom e não volta, e ainda quer consulta grátis por telefone (como se minhas contas fossem de graça)... vou cortar tudo e fazer a consulta em 5min que ganho mais trabalhando menos.
Isso o que lembrei rapidinho.
É uma via de duas mãos, e quanto menos um lado colabora menos o outro quer se esforçar e vice-versa. Nesse sentido o médico tende a "cansar" antes, porque atende vários pacientes por dia e não é pessoal, é profissional. De formar consciente ou não vai mudando a forma de tratar os pacientes/clientes, primeiro só os que se mostram mais problemáticos, depois vai generalizando.
Infelizmente é como acontece na imensa maioria dos casos.
Eu sou exceção como Médico Veterinário nesses pontos, mas será que sempre vou ser?