Retirar uma faixa de áudio de um filme/desenho em dual áudio

Tutoriais sobre vídeos
Responder
Avatar do usuário
gilliardt
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1168
Registrado em: Qui Dez 09, 2010 08:02

Retirar uma faixa de áudio de um filme/desenho em dual áudio

Mensagem por gilliardt »

Programas necessários (link para download está no final do tutorial):

- Um player de vídeo que consiga identificar as duas trilhas de áudio que o arquivo possuir (para fazer este tutorial eu utilizei o VLC Media Player versão 1.1.5).
*Pode ser utilizado qualquer player que reconheça arquivos dual áudio mas, peço atenção para o K-Lite Mega Codec Pack porque ele não está conseguindo fazer isso.

- Iremos precisar do programa VirtualDub. A versão que eu utilizei foi a VirtualDub 1.9.11 Build 32842.

Começando ...

Primeiro, se você não possuir um programa que consiga identificar o arquivo tendo duas faixas de áudio, instale o VLC Media Player ou qualquer outro que preferir. Agora com o VLC media player instalado ou algum outro player que preferir, vamos abrir o arquivo dual áudio com esse programa.
Vá na opção áudio, depois em trilha de áudio e poderá observar que eu posso escolher entre as faixas de áudio que eu desejo selecionar para assistir ao filme ou desenho.

Imagem

Digamos que eu queira que este filme dual áudio, tenha apenas a faixa dublado (trilha 1 ou trilha 2) que eu tenho essa preferência (apenas um exemplo). Eu faço um teste, escolhendo a trilha 2. Se ela for a dublada, já podemos fechar o VLC media Player e abrir o VirtualDub (ele não é instalado no seu computador como os outros programas, clicando duas vezes nele, ele já abrirá). A tela inicial dele é esta logo abaixo.

[shot]http://img717.imageshack.us/img717/908/foto2pu.jpg[/shot]

O Virtual Dub, só aceita alguns tipos de arquivos na hora de abrir o vídeo. Se ele não conseguir encontrar o seu arquivo de vídeo, use um conversor de vídeo, convertendo seu vídeo para AVI que ele irá conseguir abrir.
No meu caso, meu vídeo já está em AVI então, com o programa VirtualDub aberto, eu fui na opção File, depois em open video file (foto abaixo)

Imagem

Clicando na opção open video file, abriu-se uma janela para eu selecionar o arquivo (foto abaixo) e depois basta clicar em abrir

Imagem

A tela ficará assim:

[shot]http://img262.imageshack.us/img262/3852/foto5hn.jpg[/shot]

Primeiro, vá na opção vídeo e deixe selecionada a opção Direct Stream Copy (foto abaixo)

Imagem

Agora, vá na opção audio, depois em source audio e então irá aparecer duas opções: Stream 1 e Stream 2. Lembra de ter testado no VLC Media Player ou outro de sua preferência qual faixa era a que preferia ??? É nessa hora que você deve deixar marcada a opção que prefere. No meu caso, estou deixando o filme com o áudio apenas dublado e, quando eu vi no VLC Media Player, a trilha 2 era a dublada então, eu deixei a opção Stream 2 selecionada que é equivalente a Trilha 2 do VLC Media Player.

Imagem

Após estes processos, vá na opção File, Save as AVI (ou pode usar a tecla de atalho F7) [foto abaixo]

Imagem

Após selecionar a opção, uma caixa irá abrir perguntando onde deseja salvar e com qual nome. Eu modifiquei o nome do filme mas, vou salvar no mesmo local. Se você for salvar com o mesmo nome terá de ser em outro local porque, se tentar salvar com o mesmo nome no mesmo local do arquivo utilizado, acontecerá a seguinte mensagem em sua tela (foto abaixo):

Imagem

No arquivo que eu estou utilizando nesse tutorial, ele é AVI e estou salvando também em AVI então, eu recebi essa mensagem. Não sei se ela vai aparecer sempre mas, é importante manter um arquivo "original baixado" e só apagar ele depois que tiver total certeza que o arquivo modificado, ficou bom pra você. Se você apagar o "original baixado" e tiver cometido algum erro, por exemplo escolher o áudio errado, terá de baixar de novo o arquivo. Fica o aviso.
Eu vou salvar o arquivo no mesmo local com o nome diferente (foto abaixo)

Imagem

Irá abrir uma janela semelhante a essa da foto abaixo

Imagem

O programa, nada mais fez que copiar exatamente o vídeo do arquivo (as cenas) e, copiou apenas o áudio que eu selecionei (Stream 2 = dublado) e gerou um novo arquivo AVI. o processo não demorou mais de 5 minutos. Lembre-se de habilitar as opções mostradas que não ocorrerá maiores erros e o resultado será esse aqui (foto abaixo):

Imagem

O arquivo novo, mantém a mesma a qualidade de vídeo e áudio selecionado por você (trilha 1 ou trilha 2) e, o arquivo após o processo ficará menor que o arquivo "original baixado". Eu abri no VLC Media Player o arquivo com apenas uma faixa de áudio, que no caso foi a dublada, e ele mostra apenas 1 trilha (foto abaixo)

Imagem

Apareceu apenas Trilha 1 porque o arquivo tem apenas 1 áudio que é o português.
Espero que seja útil a vocês quando quiserem retirar um dos áudios de um arquivo baixado na Internet e se tiverem dúvidas, reclamações, idéias, sugestões ou qualquer outra coisa, podem citar que eu tentarei responder.

Download dos programas utilizados

:arrow: VirtualDub e VLC Media Player
Imagem

Avatar do usuário
Parallax
Administrador
Administrador
Mensagens: 20489
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 07:30
Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!
Contato:

Re: Retirar uma faixa de áudio de um filme/desenho em dual á

Mensagem por Parallax »

Eu fazia de maneira diferente. Mas acho que deve ser uma questão do VirtualDub ser de uma versão diferente.
Ficou bom o tutorial, bem explicado.

Avatar do usuário
White Tigress
Velha Guarda
Velha Guarda
Mensagens: 1017
Registrado em: Ter Nov 16, 2010 04:41
Texto Pessoal: O circo é o inferno dos animais.
Localização: Curitiba - PR

Re: Retirar uma faixa de áudio de um filme/desenho em dual á

Mensagem por White Tigress »

Eu fui ver o tuto, o meu virtual dub tem opções diferentes tb!

Acho bom ter opções diferentes, nem sempre as pessoas possuem o mesmo programa!
Imagem
"Qualidade antes de quantidade." 8-)

Imagem Imagem
Imagem Imagem
Imagem

ro455
Membro Steal
Membro Steal
Mensagens: 116
Registrado em: Qui Jun 23, 2011 12:16
Localização: Maringá - PR

Re: Retirar uma faixa de áudio de um filme/desenho em dual á

Mensagem por ro455 »

Eu uso ele também, mas assim como os amigos acima o meu também tem opções diferentes, mesmo assim vlw pelo tuto
Imagem

Imagem

Responder