Remover tarjas pretas com Avidemux

Tutoriais sobre vídeos
Responder
Avatar do usuário
gilliardt
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1168
Registrado em: Qui Dez 09, 2010 08:02

Remover tarjas pretas com Avidemux

Mensagem por gilliardt »

Bem, neste tutorial irá ser abordado como remover tarjas pretas de seus vídeos utilizando o programa Avidemux. O sistema operacional utilizado para a realização deste tutorial é o Windows 8.1 update 1 de 32 bits e a versão do Avidemux é a 2.6.8. Para começar, baixe o Avidemux através do link abaixo:

http://fixounet.free.fr/avidemux/download.html

Na instalação do Avidemux, eu sugiro deixar a opção full selecionado para instalar todos os componentes possíveis, conforme foto abaixo:
Imagem
Depois é só seguir com a instalação clicando em next quantas vezes forem necessárias.
Como exemplo, eu vou estar utilizando o vídeo do Street Fighter Assassin's Fist. O problema com o arquivo de vídeo é que em um momento do vídeo, os personagens passam a falar um outro idioma que não seja o inglês e então, assistindo ele com legendas em PT-BR, o que pode ocorrer é o seguinte:
Imagem
Então, o que eu pensei em fazer para melhorar o arquivo é remover as tarjas pretas acima e abaixo e então, a legenda PT-BR não teria o problema mostrado na foto anterior. Então, eu fiz o download do arquivo de vídeo a partir do Youtube e abri o vídeo no programa Avidemux. Para abrir um arquivo qualquer no Avidemux, basta ir até a opção File, Open e selecionar o arquivo e clicar em Abrir. O resultado será algo semelhante ao da foto abaixo:
Imagem
Após abrir o arquivo de vídeo, vá até a opção "Vídeo Output" e onde está escrito "Copy", clique nessa opção e selecione o codec que deseja que o Avidemux utilize para codificar o vídeo. Os que mais costumo utilizar é o Mpeg4 ASP (xvid4) ou Mpeg4 AVC (x264). Você pode realizar os testes e utilizar as outras opções disponíveis. Geralmente eu utilizo o Xvid4. O resultado será semelhante ao da foto abaixo:
Imagem
Agora, após fazer a sua escolha quanto ao codec, clique na opção Filters. E selecione o filtro "crop" dando dois clicks em cima dele, conforme foto abaixo:
Imagem
O resultado após os dois clicks será a seguinte janela:
Imagem
Nessa janela que se abriu, você terá de utilizar números (ou as setinhas pra cima e para baixo de cada opção) nas opções Left (esquerda), Bottom (abaixo), Right (direita) e Top (acima). Abaixo, eu mostro um exemplo de corte com o número 20 em todas as opções. O que estiver coberto pela cor verde, será removido do arquivo final. A foto abaixo demonstra o exemplo:
Imagem
O ajuste que eu fiz para esse vídeo do Street Fighter foi desta forma:
Pausei o vídeo onde havia o problema da legenda em inglês apareceu e então, fui aumentando a área de corte até ela satisfazer o objetivo que eu havia proposto. O resultado, é esse abaixo:
Imagem
Após escolher a área a ser cortada, clique em Ok e então o software irá retornar uma tela antes de começar o processo e irá mostrar a informação do filtro crop com a configuração, conforme a foto abaixo:
Imagem
Eu removi cerca de quase 100px e então, a resolução do vídeo vai mudar de 640X360 para 640X264. Se fizer algum erro, pode editar o filtro crop que fez clicando duas vezes em cima dele ou remover clicando com o botão direito do mouse em cima dele e selecionar a opção remove ou selecionar e usar o X vermelho abaixo do retângulo de Active Filters. Após estar tudo ok, click em close.
Na opção Audio Output você pode selecionar o codec que o software vai utilizar na codificação. No meu caso, eu deixei a opção copy selecionada para ele manter o mesmo codec do arquivo original mas, você pode selecionar aquele que achar melhor. A opção Ouput Format faz referência ao formato que o vídeo vai ficar. Os formatos que eu mais utilizo são o AVI Muxer (AVI), MP4 Muxer (MP4), MP4v2 Muxer (MP4) e o MKV Muxer (MKV). Após selecionar o formato desejado click no disquete azul (save video), selecione um local para gravar e um nome em um arquivo e clique em salvar. Vai ser iniciado o processo de encoding, conforme foto abaixo:
Imagem
Aguarde o fim do processo e a seguinte janela irá aparecer:
Imagem
O programa possui alguns problemas em algumas coisas que deveriam vir escritas mas, isso não afeta a utilização do mesmo. Clicando em ok, a janela fecha e então, teste o seu vídeo e veja se o resultado lhe agrada e se as tarjas se foram. O meu resultado final, foi esse aqui para fins de comparação:
Imagem
Imagem
É claro que isso não impede que apareça alguma tarja preta. Por exemplo, após o corte que eu fiz, eu passando o vídeo em meu computador ele fica desta forma da imagem mais abaixo (a imagem é muito grande então decidi deixar em formato de link) mas o objetivo era evitar que a legenda PT-BR ficasse por cima da em inglês e que houvesse o menor número de edições do vídeo.

http://i.imgur.com/wCRnCxi.jpg
Imagem

tlotr
Membro Iron
Membro Iron
Mensagens: 83
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 05:39

Re: Remover tarjas pretas com Avidemux

Mensagem por tlotr »

Gilliardt uma pequena dúvida... será que talvez funcionará em legendas sobrepostas ou mesmo por um acaso faria pelas hardsubs também e quais outros tipos de formatos aceitam este programa? Fico muito grato desde já!!

Avatar do usuário
gilliardt
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1168
Registrado em: Qui Dez 09, 2010 08:02

Re: Remover tarjas pretas com Avidemux

Mensagem por gilliardt »

tlotr escreveu:Gilliardt uma pequena dúvida... será que talvez funcionará em legendas sobrepostas ou mesmo por um acaso faria pelas hardsubs também e quais outros tipos de formatos aceitam este programa? Fico muito grato desde já!!
A primeira parte, a respeito de hardsubs, legendas sobrepostas, eu não entendi muito bem e necessito de uma explicação melhor para poder responder sem cometer equívocos ou erros.

Quanto a entrada, neste programa, conforme meus testes, RMVB não funcionou, MP4/AVI e MKV o programa conseguiu abrir estes arquivos. Outros formatos não foram tentados porque eu não tinha arquivos disponíveis para testar.
Imagem

tlotr
Membro Iron
Membro Iron
Mensagens: 83
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 05:39

Re: Remover tarjas pretas com Avidemux

Mensagem por tlotr »

gilliardt escreveu:
tlotr escreveu:Gilliardt uma pequena dúvida... será que talvez funcionará em legendas sobrepostas ou mesmo por um acaso faria pelas hardsubs também e quais outros tipos de formatos aceitam este programa? Fico muito grato desde já!!
A primeira parte, a respeito de hardsubs, legendas sobrepostas, eu não entendi muito bem e necessito de uma explicação melhor para poder responder sem cometer equívocos ou erros.

Quanto a entrada, neste programa, conforme meus testes, RMVB não funcionou, MP4/AVI e MKV o programa conseguiu abrir estes arquivos. Outros formatos não foram tentados porque eu não tinha arquivos disponíveis para testar.
Certamente... pergunto se à legenda do arquivo (caso for em uma sobreposta daí/tanto quanto numa mídia hardsub) digamos usar tarja preta no vídeo: para tentar encobrir às mesmas respectivas: logo depois utilizo o programa Avidemux - há como realmente remover ambas ou mesmo sem necessidade da tarja? Porque geralmente é quase impossível isto e gostaria muito de estar "ciente sobre o fato". Grato desde já pela réplica ao programa

Avatar do usuário
gilliardt
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1168
Registrado em: Qui Dez 09, 2010 08:02

Re: Remover tarjas pretas com Avidemux

Mensagem por gilliardt »

tlotr escreveu:Certamente... pergunto se à legenda do arquivo (caso for em uma sobreposta daí/tanto quanto numa mídia hardsub) digamos usar tarja preta no vídeo: para tentar encobrir às mesmas respectivas: logo depois utilizo o programa Avidemux - há como realmente remover ambas ou mesmo sem necessidade da tarja? Porque geralmente é quase impossível isto e gostaria muito de estar "ciente sobre o fato". Grato desde já pela réplica ao programa
Se você tem um arquivo do tipo "hardsub" você pode importar diretamente para o programa e cortar sem precisar fazer qualquer tipo de sobreposição com tarja preta sobre a legenda ... não há necessidade de nenhuma preparação antes a não ser verificar os formatos que o programa aceita como entrada.

Esse "tutorial" pode ser usado para "cortar" qualquer parte ... tarjas laterais, acima e abaixo e também cortar partes do vídeo seja por qualquer motivo. Eu peguei aqui um vídeo e fiz um "hardsub de qualquer jeito" só pra ilustrar, já que o Street Fighter a legenda se encontra na tarja preta e no caso abaixo, eu coloquei ele em cima da imagem. O arquivo está assim na entrada do programa:

Imagem

O resultado após o meu corte ... só abri o vídeo no programa e usei a função crop até remover a legenda e mandei gravar ... foi o seguinte:

Imagem

Eu perdi cerca de 46px na altura por causa desse processo. Se eu não consegui responder a sua questão, seja por qualquer motivo, fique a vontade para perguntar que eu torno a escrever.
Imagem

Responder