Esposa revela Alzheimer e lutas de Orlando Duarte

Use este espaço para falar sobre seu esporte favorito.
Responder
Avatar do usuário
Parallax
Administrador
Administrador
Mensagens: 20489
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 07:30
Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!
Contato:

Esposa revela Alzheimer e lutas de Orlando Duarte

Mensagem por Parallax »

"Pensa estar na TV"

Depois de participar da cobertura de 14 Copas do Mundo e 10 Olimpíadas e escrever 34 livros, o histórico jornalista Orlando Duarte, conhecido como "o Eclético" por trabalhar em rádio, TV e publicações impressas ao longo da carreira, está recluso. Aos 87 (completados anteontem), ele recebeu diagnóstico de mal de Alzheimer há mais ou menos um ano, e desde então tem enfrentado a "batalha da vida", como relata sua esposa, Conceição Duarte. Boa parte dos amigos e admiradores só soube da notícia por meio de uma postagem na página do jornalista no Facebook, no dia de seu aniversário.

Imagem

O texto é assinado por Conceição, ao contrário das publicações anteriores do perfil, que eram comentários sobre futebol. Orlando nunca foi afeito às tecnologias. Escreveu todos os seus livros na mesma máquina de escrever, que ainda tem na sala de casa. Era a esposa, que ouvia seus pitacos no sofá, quem publicava na rede social: "Queria que ele ficasse vivo na cabeça das pessoas". Porém, nos últimos tempos os comentários não têm a mesma fluidez e a página parou de receber atualizações. Foi quando Conceição decidiu revelar a luta de Orlando Duarte.

"Da Copa do Mundo, para cá ele se desligou bastante do futebol. Eu pergunto e ele não responde, não sabe quem ganhou. Então, não seria justo eu escrever e as pessoas pensarem: 'se ele está com raciocínio lógico, por que não está trabalhando?'. Aí comecei a não dormir, fiquei preocupada e concluí que precisava contar. Era 1h e resolvi escrever e falar, porque pessoas ligaram no aniversário dele e eu disse que estava doente. Mas se está doente, melhora, né? Não é o caso. Essa experiência (o Alzheimer) é dolorida porque não tem volta", conta Conceição Duarte, ao UOL Esporte.

O histórico de problemas de saúde de Orlando Duarte é longo nos últimos anos. Ele teve aneurismas, doenças cardíacas e osteoporose, e hoje precisa do acompanhamento da esposa em todas as tarefas do dia. Em razão de questões financeiras, a família não conta com enfermeiro e segue a luta diária. "Desde que ele parou de trabalhar, há dez anos, começaram (os problemas de saúde). Qualquer um pode passar por isso e estou aprendendo a lidar. Ele tem consciência de muita coisa e isso faz mal para ele, mas não tem como consertar. Estamos com mil problemas, mas enquanto estamos vivos estamos lutando", diz Conceição, antes de um desabafo sobre momentos da intimidade.

"Às vezes ele pensa estar dentro da TV ou da redação, diz que trabalhou muito, que fez tal jogo, acorda assustado dizendo que vai pra Pan (a rádio Jovem Pan). Ele faz grandes narrações durante a noite também. Isso está mais forte de um ano para cá, embora antes já mostrasse. Eu estou digerindo, mas ele segue muito divertido, tira sarro, é irônico, essas coisas que sempre existirão nele. Tem seus momentos. Mas é um leão por dia, temos que driblar."

Um desses momentos foi na gravação de um vídeo em agradecimento aos parabéns enviados no aniversário: "O meu coração bateu várias vezes de emoção e eu continuo emocionado (…) Que coisa linda é ter amigos, que coisa bonita, que coisa sensacional. E nós achamos que a vida não poderia ser sempre boa, não é?"

Orlando Duarte trabalhou em diversos veículos. No rádio, em Bandeirantes, Jovem Pan, Trianon e Gazeta; na TV, em Globo, Bandeirantes, Gazeta, SBT, Jovem Pan e Cultura; e na mídia impressa, por A Gazeta Esportiva, A Gazeta, Mundo Esportivo, A Gazeta Esportiva Ilustrada, O Tempo, Última Hora e Diário da Noite.

Os próximos relatos serão por meio do Facebook, assinados pela esposa e sobre a luta do marido: "Vou colocar tudo na página dele."

Imagem

Código: Selecionar todos

https://uolesportevetv.blogosfera.uol.com.br/2019/02/20/esposa-revela-alzheimer-e-lutas-de-orlando-duarte-pensa-estar-na-tv/

Responder