Campeonato Português 2019/2020

Use este espaço para falar sobre seu esporte favorito.
Responder
Avatar do usuário
Parallax
Administrador
Administrador
Mensagens: 20489
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 07:30
Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!
Contato:

Campeonato Português 2019/2020

Mensagem por Parallax »

Imagem

O Campeonato Português começa nesta sexta-feira, com a partida entre Portimonense e Belenenses. Benfica e Porto entram em campo no sábado, contra Paços Ferreira e Gil Vicente, respectivamente. O Sporting estreia no domingo, contra o Marítimo.

Atual campeão, Benfica busca manter domínio em terras lusas

Clube da capital portuguesa tem 36 títulos, venceu cinco das últimas seis edições e vem aumentando distância para o Porto, segundo maior vencedor do país, com 28.

No entanto, o campeão português vem com algumas mudanças importantes para a temporada. Depois da aposentadoria de Jonas, principal goleador da equipe nas últimas temporadas, a equipe também perdeu a joia João Félix, vendido para o Atlético de Madrid por €126 milhões. Além disso, dos quase € 190 milhões de euros acumulados, menos de € 45 milhões foram reinvestidos em contratações, e a grande esperança do clube pode ser o brasileiro Carlos Vinícius, que chega do Napoli para ocupar a posição de carência no ataque.

Do outro lado, o Porto, que dominou o futebol no país, conquistando 13 títulos em 18 anos, entre as temporadas 95/96 e 2012/2013, investiu pesado o dinheiro arrecadado na pré-temporada. As principais contratações são do volante Matheus Uribe, que estava no América do México, e do japonês Nakajima, que estava no Al Duhail.

A terceira força de Portugal segue sendo o Sporting. O clube que mais conquistou o campeonato depois de Benfica e Porto vem correndo por fora mais uma vez na briga pelo título. Como de costume, os Leões foram ao mercado de forma menos agressiva em comparação com os principais rivais. São cinco caras novas, incluindo a chegada de Eduardo Henrique, vindo do Internacional. O Sporting busca surpreender os dois gigantes portugueses para sair da fila de 17 anos sem o troféu do campeonato.

Tradicionalmente, o Braga vem como a quarta força em Portugal e ocupou justamente a quarta posição no campeonato em quatro dos últimos cinco anos. Na temporada 2016/2017, a equipe acabou em quinto, atrás do Vitória de Guimarães. Para o próximo campeonato, o clube investiu €7,6 milhões e arrecadou €26,5 milhões. Entre as contratações, estão os brasileiros Galeno, ex-Porto, Vitor Tormenta, ex-Gil Vicente e Caju, ex-Santos.

O Vitória de Guimarães também é um dos candidatos a surpresa do campeonato. A equipe vem brigando com o Braga e costuma participar da Liga Europa. Nos últimos cinco anos, a equipe chegou a beliscar uma quarta colocação. O atual quinto colocado quase não se mexeu no mercado e segue sem grandes mudanças. Um dos reforços é o brasileiro Lucas Soares, que estava no Alverca.

Paços Ferreira e Famalicão são as equipes que vêm da Segunda Liga portuguesa. Mais "tradicional", o Paços vê a permanência na elite do futebol português como algo mais possível de se alcançar do que o Famalicão. A equipe foi a campeã da Segunda Liga na última temporada e já tem 20 participações na elite.

Imagem

Avatar do usuário
Parallax
Administrador
Administrador
Mensagens: 20489
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 07:30
Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!
Contato:

Re: Campeonato Português 2019/2020

Mensagem por Parallax »

Benfica 5-0 Paços de Ferreira



Avatar do usuário
Parallax
Administrador
Administrador
Mensagens: 20489
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 07:30
Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!
Contato:

Re: Campeonato Português 2019/2020

Mensagem por Parallax »

Bruno Fernandes a caminho do Real Madrid?

O meia-atacante Bruno Fernandes, jogador de 24 anos do Sporting, tem acerto encaminhado com o Real Madrid. Quem deixou escapar essa informação foi Daniele Pradè, diretor-esportivo da Fiorentina.

Mas como assim?

Ora, na apresentação do lateral-esquerdo Dalbert, nesta sexta-feira, foi perguntado a Pradè sobre o interesse da Fiorentina em outro brasileiro: Raphinha, do Sporting. E o dirigente respondeu dessa maneira:

- O Sporting deve tirá-lo do mercado porque o Bruno Fernandes vai para o Real Madrid por €70 milhões.

Ampliarhttps://s2.glbimg.com/gxpKDH2eEydc3UUac ... 2416_o.jpg[/shot]

Avatar do usuário
Parallax
Administrador
Administrador
Mensagens: 20489
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 07:30
Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!
Contato:

Re: Campeonato Português 2019/2020

Mensagem por Parallax »

Conheça o Famalicão: surpresa em Portugal tem domínio brasileiro, dinheiro israelita e cidade fanática

Ampliarhttps://s2.glbimg.com/KfFdGw8ugv6dl92uX ... 9/20/3.jpg[/shot]

Lá se foram cinco rodadas do campeonato português, vencido apenas uma vez no século por alguém que não seja Benfica, Porto e Sporting - estamos falando do Boavista, e isso na longínqua temporada de 2000/01. Por isso é que a ponta da classificação no momento causa estranheza. Quem é Famalicão? E que diabos esse clube faz em primeiro lugar?

A sensação do Campeonato Português é uma baita surpresa até aqui na temporada, coisa que nem mesmo os envolvidos no projeto podem negar. Orgulho da cidade de Vila Nova de Famalicão, o clubetime venceu quatro dos cinco jogos e lidera com 13 pontos, um acima da dupla Porto e Benfica. É mais do que sorte: tem a ver com o modelo de gestão instaurado no ano passado, com o dinheiro injetado por um investidor israelita e a mistura de jovens brasileiros com uma cidade que respira futebol.

Vila Nova de Famalicão fica numa região estratégica do Norte português, situada muito próximo de Porto, Braga e Guimarães, centros importantes. Apesar da pouca tradição na elite portuguesa - essa é apenas sua sétima presença na primeira divisão, onde não dava as caras desde 1994 -, o clube completou 88 anos de vida em agosto. E orgulha-se, por exemplo, de ter conquistado a Segunda Liga por duas ocasiões: em 1977/78 e 1987/88.

Mas o responsável por abrir os horizontes do clube que jogou a terceira divisão quatro anos atrás foi a chegada de um grupo de investimento.

Em junho do ano passado, a gerência do Famalicão passou a ser responsabilidade da Quantum Pacific Group, do empresário Idan Foder. O bilionário israelita de 64 anos administra negócios em diversas áreas, mas no esporte é conhecido principalmente por ter 32% das ações do Atlético de Madrid. Não à toa, o atual elenco tem dois jogadores emprestados pela equipe colchonera: o zagueiro argentino Nehuen Pérez, de 19 anos, e o atacante uruguaio Schiappacase, de 20.

- O Famalicão tem a meta da estabilidade - disse Miguel Ribeiro, CEO do clube, em um evento da Soccerex no início deste mês.

"Não temos essa pressa. O nosso grande foco é fazer o clube crescer de forma sustentada para que se estabilize na Liga. Depois, sim, queremos subir mais um degrau na escada, que para nós será naturalmente o topo do futebol português", completou ele.

Miguel faz parte da leva que chegou ao clube junto com a Quantum Pacific Group. Famalicense, essa é a primeira vez que ele trabalha no clube de sua cidade-natal. Antes disso, exerceu papel fundamental na diretoria do Rio Ave de 2011 a 2018, período em que o clube jogou três vezes a Liga Europa. O dirigente é amigo pessoal de Jorge Mendes e responsável, portanto, por aproximar o clube do superagente português.

O tridente formado por Miguel, Jorge Silva (presidente) e Amit Singh (representante da Quantum); assim como Jorge Mendes, deram solidez ao projeto do Famalicão.

- Mais do que dizer que vamos ser o Leicester ou não, o nosso foco é a longo prazo, é um processo de crescimento, sustentado e em que temos a noção do caminho que temos de percorrer - acredita o CEO do clube, referindo-se ao surpreendente campeão inglês na temporada 2015/16.

Dessa forma, o Famalicão vem tomando para si os holofotes do Campeonato Português. Essa é a campanha da equipe até aqui:

Santa Clara 0 x 2 Famalicão
Famalicão 1 x 0 Rio Ave
Vitória de Guimarães 1 x 1 Famalicão
Desportivo Aves 2 x 3 Famalicão
Famalicão 4 x 2 Paços de Ferreira

A equipe comandada pelo técnico João Pedro Sousa conquistou vitórias contundentes nesse início de campeonato, inclusive fora de casa, e só ficou atrás no placar na partida contra o Vitória de Guimarães. Famalicão e Boavista (duas vitórias e três empates) são os dois únicos invictos. Os argumentos de que é só o começo e de que ainda não enfrentou adversários fortes são válidos, mas há de se convir que, para quem nunca terminou o Português acima da 13ª posição, liderar dessa maneira é um feito e tanto.

O orgulho da cidade
Vila Nova de Famalicão tem pouco mais de 130 mil habitantes e é a 20ª maior cidade de Portugal em termos de população. Não é um grande centro, como também está distante de ser um pequeno município de interior. Por lá, destacam-se o polo cultural, o potencial de exportação e a paixão pelo Futebol Clube de Famalicão.

Ampliarhttps://s2.glbimg.com/pz7l9-QBCMAles20B ... licao.jfif[/shot]

- O primeiro clube deles é o Famalicão - conta o goleiro Rafael Defendi, 35 anos, um dos tantos brasileiros do elenco.

"É diferente de outras cidades, onde as pessoas são primeiro Benfica e, depois, o clube da cidade. O Famalicão é diferente. Nosso estádio é pequeno, mas tivemos o maior público na última temporada. Eles são muito fervorosos", acredita o experiente jogador.

De fato, o Estádio Municipal 22 de Junho, onde o clube manda seus jogos, suporta aproximadamente 5.300 torcedores apenas. Mas que a justiça seja feita: está sempre lotado. Na Segunda Liga da temporada passada, o Famalicão foi quem mais levou torcedores no acumulado (59.133 em 17 jogos), foi quem teve a maior média (3.478 por partida) e a maior porcentagem de ocupação do estádio (65,5%).

E para chamar o público para as arquibancadas em dias mais frios ou em horários mais inoportunos, o clube chegou a distribuir pizzas e sanduíches com chouriço para os torcedores. De graça.

Para essa temporada, o Famalicão esgotou ainda em agosto os pacotes anuais de ingressos, vendidos apenas para seus sócios-torcedores.

- Eu sei o quanto os adeptos são apaixonados pelo clube - palavras de Abel Braga, que, poucos sabem, treinou o Famalicão entre 1989 e 1991, bem no início da carreira de técnico.

- Existe uma importância muito grande para a cidade de Famalicão e para toda aquela região. O clube estando lá já é uma valorização muito grande, o nome da cidade está sendo falado em todo o mundo pelo início de campanha positivo. E espero que continue, porque aqui existe um torcedor fervoroso - afirmou o treinador ao GloboEsporte.com.

Ampliarhttps://s2.glbimg.com/D1Zp7thPFIe_1IvG8 ... 28.23.jpeg[/shot]
Abel Braga foi técnico do Famalicão entre 1989 e 1991, no início da carreira de treinador

Embora a passagem pelo clube português tenha acontecido 30 anos atrás, a relação de Abel Braga com a cidade é forte. Ele é lembrado com carinho porque foi o treinador da equipe em uma das últimas vezes que disputou a primeira divisão, na temporada 1990/91. O brasileiro tinha até o ano passado uma casa em Vila Nova de Famalicão e, por isso, passa férias lá com frequência.

- É um clube pelo qual eu tenho muito carinho porque, ali, começou minha carreira na Europa. Foi um aprendizado muito bom. Eu fico muito satisfeito com essa campanha da equipe, mas é só o início. Tem que manter os pés no chão porque é uma competição difícil, que acabou de começar. Mas é elogiável esse trabalho dentro do campo, porque isso é uma coisa fantástica para a região - concluiu Abel Braga.

"Tomamos conta do vestiário"
É coisa rara ver um clube português sem brasileiro no elenco. Mas o Famalicão levou as coisas para outro patamar: 11 jogadores da equipe nasceram no Brasil. Tem mais brasileiros do que portugueses, por exemplo.

- Portugal tem uma abertura para brasileiros. Brasileiro aqui não é estrangeiro. Estou aqui há seis anos e, por todas as equipes que eu passei, joguei com muitos brasileiros. Sempre sete ou oito, mas esse ano foi surpreendente. São 11. E é bom, tomamos conta do vestiário (risos) - brinca o goleiro Defendi.

Esses são os brasileiros do Famalicão:

Rafael Defendi, goleiro, 35 anos
Vitor Caetano, goleiro, 20 anos
Vaná, goleiro, 28 anos
Gabriel, goleiro, 22 anos
Lionn, zagueiro, 30 anos
Patrick, zagueiro, 22 anos
Riccieli, meia, 21 anos
João Neto, meia, 16 anos
Gustavo Assunção, meia, 19 anos
Anderson Silva, atacante, 21 anos
Walterson, atacante, 24 anos

A grande maioria é desconhecida para os torcedores brasileiros porque saíram do país muito cedo para fazer carreira em Portugal. É o caso do atacante Anderson Silva, um dos destaques da equipe no Campeonato Português. Nascido em São Paulo, ele jogou futsal até os 17 anos, ou seja, praticamente não teve base no futebol de campo. Passou sem destaque por Guaratinguetá e Guarani antes de receber uma chance no Famalicão, há três anos.

- Eu nem pensei duas vezes antes de vir fazer o teste. O treinador disse que eu tinha uma semana para mostrar meu potencial. Mostrei, e ele disse que ia assinar um contrato comigo. Deu tudo certo, graças a Deus - contou ao GloboEsporte.com.

Com dois gols, Anderson Silva é o vice-artilheiro da equipe no campeonato - está atrás apenas do português Fábio Martins, que tem quatro. O brasileiro marcou nas vitórias sobre Desportivo Aves e Santa Clara.

- Meu sonho sempre foi jogar na Europa. Para mim, isso aqui é uma oportunidade de acordar cedo todos os dias e fazer o que eu gosto - garantiu o filho da Dona Nilza.

Para assegurar a liderança do Campeonato Português, o Famalicão tem pela frente na próxima rodada o primeiro grande: o Sporting. O jogo será na segunda-feira, às 17h (de Brasília), no Estádio José Alvalade. Para Anderson Silva, trata-se da chance que o Famalicão tem de mostrar que não está à toa na primeira posição.

- Vamos encarar como se fosse uma final. Quem não gosta de jogar contra equipe grande?

Código: Selecionar todos

https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-portugues/noticia/conheca-o-famalicao-surpresa-em-portugal-tem-dominio-brasileiro-dinheiro-israelita-e-cidade-fanatica.ghtml

Responder