Top Gear foi lançado em 1992 para Super Nintendo e, considerado por muitos, um dos jogos de corrida mais marcantes da geração 16bits. Quem não lembra de Top Gear? O jogo foi o primeiro game de corrida para SNES. Curiosamente, o primeiro game da série, e os jogos seguintes da franquia, não são tão lembrados fora do Brasil. Não sabia disso? Confira essas e outras curiosidades sobre o game de corrida que uma geração inteira jogou.
Sucesso no Brasil, mas lá fora, nem tanto
Quando veio ao Brasil para o concerto Video Games Live 2010, o compositor Tommy Tallarico, se mostrou surpreso pela insistência com que os fãs brasileiros pediam músicas do jogo Top Gear. Segundo ele, foram pedidos incessantes pelas músicas, deste jogo em especial, desde a primeira vez que Tommy veio ao Brasil em 2006.
Basta uma rápida pesquisa na web para perceber que Top Gear é lembrado com bastante carinho no Brasil. Porém, em outros países, o jogo chega a passar despercebido em vários tops e listas de melhores jogos do Super Nintendo. Um exemplo é o livro “1001 videogames para se jogar antes de morrer” onde não há qualquer menção aos jogos da franquia.
Carros Inspirados em modelos reais
Em poucos jogos tivemos carros tão marcantes como os do primeiro Top Gear. Já de início, o jogador percebia uma profunda diferença na velocidade e autonomia de combustível de cada modelo. Isso fazia muita gente ter um carro favorito, o qual era sempre lembrado pela cor. Mas você sabia que os carros tinham “nomes”? E que eram inspirados em carros reais?
O “carro vermelho” era chamado “Cannibal” e era inspirado na Ferrari 512 TR (Testarossa). O “carro branco”, chamava-se Sidewinder, e fora inspirado na Ferrari 288 GTO. Um dos carros mais exóticos do jogo era o “Razor” ou, como era conhecido, “carro lilás”. Ele era inspirado no igualmente exótico Jaguar XJR-15. E por último temos o “carro azul”, que era inspirado no lendário “Porsche 959″.
É fácil perceber que os carros não eram idênticos aos modelos reais. Naquela época a Gremlin Graphics não tinha qualquer direito sobre uso de marcas dos veículos, e para evitar processos, alterou um pouco o design dos carros, mesclando com o de outros carros como o Purple Honda NSX.
Das corridas para os RPGs de celular
Por ser o primeiro nome que aparece quando ligava-se o SNES com o cartucho de Top Gear, muita gente pensa que a Kemco desenvolveu Top Gear para Super Nintendo, quando na realidade ela apenas distribuiu o game.
De fato, Top Gear foi a série de jogos mais amplamente conhecida que passou pelo catálogo da Kemco. Hoje em dia, a ex-publicadora de Top Gear, desenvolve jogos para smartphones, em sua grande maioria RPGs em turnos. Algo bem distante da velocidade frenética dos jogos de Top Gear.
Jogabilidade e músicas inspiradas em Lotus Esprit Turbo Challenge
Se a Kemco não criou Top Gear, uma olhada com mais cuidado, é u suficiente para qualquer um perceber que a Gremlin Graphics foi a mente por trás de um dos jogos mais populares dos Super Nintendo no Brasil. A inspiração para criar Top Gear pode ter vindo do jogo Rad Racer (NES), criado pela Square (isso mesmo, a mesma de Final Fantasy!) em 1987. Ambos possuíam jogabilidade e visual muito parecidos.
Porém, se esse foi o caso, a ideia parece que foi testada primeiro na série de jogos de corrida Lotus Esprit Turbo Challenge, lançado para computadores Commodores Amiga em 1990. A jogabilidade, gráficos e sistema de entrar no box para abastecer, são quase idênticos ao do primeiro Top Gear. Além disso, havia outro aspecto muito parecido. Algumas músicas de Top Gear são na realidade do primeiro Lotus Esprit Turbo Challenge e foram rearranjadas para o lançamento no Super Nintendo.
A foto do menu
Conhece algum endereço entre a Washington boulevard com a avenida Jefferson em Detroit, Michigan, nos Estados Unidos? Talvez sim! Esse é o suposto endereço onde foi feita a foto que compõe o menu principal do primeiro Top Gear.
Não há nenhuma confirmação oficial, mas o endereço foi encontrado por jogadores utilizando o programa Google Earth e, desde então, vários indícios apontam para que, naquele local, fora feita a foto do menu do game. O endereço fazia parte do Detroit Street Circuit, o circuito de rua de Detroit. Nos anos 80, várias ruas da cidade de Detroit eram fechadas para a realização do GP de Fórmula 1. Inclusive nosso Ayrton Senna já correu neste circuito e passou pela avenida da foto de Top gear.
O endereço, cobre exatamente as curvas 11 e 12 do circuito, de onde os carros de Fórmula 1 vinham em uma reta, para fazer duas curvas à esquerda. A foto, aparentemente tirada de um prédio alto, parece que fora tirada de cima do Cobo Center. Este é um shopping que há no local, e que também possui vários centros de convenções. Como algo que parece ser força do destino, nesses mesmos centros de convenções eram realizados vários eventos sobre automobilismo. Afinal, Detroit é conhecida como “Motor City”, devido a sua importância para a indústria automobilística dos Estados Unidos
O esquecido Top Gear GT Championship
Depois de Top Gear 3000, a Gremlin Graphics partiu para outros projetos, deixando a publicadora de Top Gear sem saber exatamente que caminhos dar a sua franquia mais famosa. Isso foi em 1995, quando o Nintendo 64 já batia à porta.
Apesar de bem sucedidos nos reviews da época, Top Gear Rally 1 e 2 para Nintendo 64 não foram um sucesso tão grande de público. Decidida a fazer o seu próprio “Top Gear”, a Kemco decidiu arriscar, o resultado foi o nada agradável Top Gear GT Championship para Game Boy Advance.
A Impossibilidade de um “novo” Top Gear
A Kemco não se deu por vencida e ainda lançou, em conjunto com outras produtoras, vários jogos com a marca de Top Gear para Nintendo 64 e até PlayStation 2. Infelizmente, um novo jogo da franquia surgir será algo bem difícil.
Isso por que Top Gear é também o nome de um programa de TV que é exibido pela British Broadcasting Corporation (BBC) desde 1977. A BBC entrou com uma ação sobre violação de direitos da marca Top Gear, que era patenteada. O veredicto foi a favor da BBC, impendido tanto a Kemco, como qualquer outra produtora de games, de lançar um jogo com o nome “Top Gear”, sem o consentimento da BBC.
Bug que permitia chegar em duas posições
O primeiro Top Gear possui um bug que permite ao jogador chegar em duas posições na linha de chegada. Para tal, o jogador devia bater no poste da linha de chegada a toda velocidade para conquistar em duas posições.
Ao colidir com o poste a toda velocidade, o carro ia um pouco para trás e depois prosseguia. Caso nesse pequeno intervalo de tempo, outros carros passassem, o jogador fica com as posições seguintes. Isso resultava em situações estranhas como chegar em primeiro e segundo lugar ao mesmo tempo, ou em terceiro e sexto lugar.
Forrós e Funks com Top Gear
A influência do jogo Top Gear nos brasileiros vai além do simples gosto pela velocidade. Várias músicas do jogo original já foram utilizadas para compor músicas eletrônicas e até forró. A banda “Forró Estourado”, criou uma letra para uma das músicas do jogo.
A música em questão se chama “Top Gear”, e o nome do jogo também é o refrão da letra do forró. Outra música que pega emprestado o ritmo do jogo do Super Nintendo é o funk “Olha Como é que nos tá”, do MC Buru.
Quem era Ritchie?
Para quem tinha dificuldade em chegar em primeiro lugar, em qualquer corrida de qualquer um dos três primeiros jogos de Top Gear, era comum ver o nome Ritchie, como o primeiro colocado. Mas afinal, quem era esse cara?
Ritche, ou Ritchie Brannan, foi o programador que liderou o desenvolvimento dos três primeiros jogos de Top Gear. O gosto de Ritche pela velocidade não diminuiu com o tempo. o programador hoje trabalha na Codemasters, ajudando na criação de jogos como GRID Autosport para PlayStation 3, Xbox 360 e PC
Fonte: TechTudo
Top Gear: confira as maiores curiosidades sobre o clássico
- Parallax
- Administrador
- Mensagens: 21268
- Registrado em: Seg Nov 15, 2010 07:30
- Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!
- Contato: