Led Zeppelin será processado por suposto plágio

Espaço destinado para falar do seu cantor/banda favorito.
Responder
Avatar do usuário
gilliardt
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1168
Registrado em: Qui Dez 09, 2010 08:02

Led Zeppelin será processado por suposto plágio

Mensagem por gilliardt »

Led Zeppelin será processado por suposto plágio em 'Stairway to heaven'

Progressão da música é comparada com 'Taurus', do grupo Spirit. O baixista Mark Andes entrará com processo contra grupo inglês; conjuntos tocaram nas mesmas turnês na década de 60.
Imagem

A exemplo do que já aconteceu com diversas de suas canções, o Led Zeppelin está sendo acusado de plágio. Desta vez, por sua canção mais famosa: "Stairway to heaven". Depois de décadas de acusações, Mark Andes, baixista da finada banda americana Spirit, finalmente vai entrar com um processo contra o grupo inglês. A acusação é de que o Zeppelin teria usado trechos de uma de suas canções na obra clássica de 1971.

A intenção de Andes é que Randy California, guitarrista do Spirit, seja incluído como coautor da música. Ele compôs "Taurus", lançada em 1968, que tem uma seção muito parecida com a progressão harmônica do clássico da banda inglesa. Morto em 1997, California já havia afirmado algumas vezes que tinha certeza que Jimmy Page, guitarrista que compôs a melodia de "Stairway to heaven", se inspirou em sua composição e nunca reconheceu o fato.
Em 1968, ano de estreia do Led Zeppelin, os ingleses fizeram shows de abertura para o próprio Spirit. Eles tocaram juntos em outras ocasiões. Lançada três anos após "Taurus", a canção do Led Zeppelin rapidamente se tornou uma das mais conhecidas da banda e até hoje é extremamente popular.

Na semana passada, Page criticou artistas que fazem samples de músicas de bandas. No entanto, foi também questionado sobre as acusações de plágio que recaíam sobre o grupo. Em outras ocasiões, Page garantiu que compôs "Stairway to Heaven" sozinho, em um chalé no País de Gales.
"Fizemos alguns shows com eles", disse Andes à "Businessweek". "Seria legal se o pessoal do Led Zeppelin desse reconhecimento a Randy".
Outros clássicos do grupo inglês, como "Whole lotta love", "Babe I'm gonna leave you" e "Dazed and confused", também foram acusados de plágio. O Led Zeppelin se recusou a comentar a acusação sobre "Stairway to heaven".
Fonte: O Globo
Imagem

Avatar do usuário
Parallax
Administrador
Administrador
Mensagens: 20489
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 07:30
Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!
Contato:

Re: Led Zeppelin será processado por suposto plágio

Mensagem por Parallax »

E mais uma vez um processo de plágio aberto décadas depois. Sempre desconfio dessas coisas.

Avatar do usuário
fromking
Moderador
Moderador
Mensagens: 4411
Registrado em: Qui Nov 27, 2014 09:52
Texto Pessoal: warezmaníaco

Re: Led Zeppelin será processado por suposto plágio

Mensagem por fromking »

Parallax escreveu:E mais uma vez um processo de plágio aberto décadas depois. Sempre desconfio dessas coisas.
Sou mais um a suspeitar de coisas deste tipo.
Existe ainda mais um detalhe: a inclusão de
trechos "parecidos", como uma progressão,no
corpo total de uma música, na verdade, não é
compreendido como plágio, isto porque a escala
musical não pode virar trade mark.
No meu entender, plágio se constitui pela cópia
inteira da música, quer pela melodia ou pela letra.
Isto tudo é mais é blá-blá-blá.
:Tlk
Outra coisa:
Não gosto nada quando tentam armar contra o
Led Zeppelin, de longe a minha banda favorita.
:twisted:
Imagem

tlotr
Membro Iron
Membro Iron
Mensagens: 83
Registrado em: Sáb Mar 23, 2013 05:39

Re: Led Zeppelin será processado por suposto plágio

Mensagem por tlotr »

fromking escreveu:
Parallax escreveu:E mais uma vez um processo de plágio aberto décadas depois. Sempre desconfio dessas coisas.
Sou mais um a suspeitar de coisas deste tipo.
Existe ainda mais um detalhe: a inclusão de
trechos "parecidos", como uma progressão,no
corpo total de uma música, na verdade, não é
compreendido como plágio, isto porque a escala
musical não pode virar trade mark.
No meu entender, plágio se constitui pela cópia
inteira da música, quer pela melodia ou pela letra.
Isto tudo é mais é blá-blá-blá.
:Tlk
Outra coisa:
Não gosto nada quando tentam armar contra o
Led Zeppelin, de longe a minha banda favorita.
:twisted:
Infelizmente fromking... este fato é totalmente verdadeiro até hoje em dia e aliás o "Led Zeppelin" ainda será uma das bandas que mais plagiaram no mundo e plágio consiste em quaisquer idéia original do qual foi subtraída, seja feita inconscientemente ou não; independemente da forma também (irei lhe dar alguns exemplos/citados bem aqui logo abaixo) antigamente era mais difícil afirmar certamente: más dentro da internet tudo está armazenado agora - mesmo pela a queda entre revistas especializadas de música. Artistas em si nunca afirmaram sobre essas alegações porque ganham dinheiro com isto. Por isso que preferem fazer acordos secretos no tribunal. Cover já têm uma grande diferença pois estão homenageando o autor. Diferemente de pegar melodia tanto quanto fazer letra na mesma base. A inclusão de certa nota dentro num estilo musical é possível desde possa ter alguma escala progressiva referente como a estrutura ao refrão têm. O pior que a banda copiada fica sem destaque nenhum ao ninguém souber dela. Como os antigos músicos afro-americanos de Blues. Caso reveja os seus conceitos procure se informar anteriormente de chegar numa conclusão precipitada :Y

http://www.youtube.com/watch?v=YFK6H_CcuX8 http://www.youtube.com/watch?v=_H3Sv2zad6s http://www.youtube.com/watch?v=dvgZkm1xWPE http://www.youtube.com/watch?v=FclrtPUquhQ http://www.youtube.com/watch?v=JyvLsutfI5M

Avatar do usuário
Parallax
Administrador
Administrador
Mensagens: 20489
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 07:30
Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!
Contato:

Re: Led Zeppelin será processado por suposto plágio

Mensagem por Parallax »

No caso do exemplo do Coolio, eu acho que deve ser diferente o processo. Pois todos os rappers fazem a mesma coisa. Eles pegam uma base de música e colocam os versos. Não saberia dizer como é feito, se é com permissão, ou se pagam royalties, mas sei que esse tipo de coisa é muito comum em rap. É tão comum e banal que acho que não deve ser considerado plágio, caso contrário estariam todos processados.

Responder