Como restaurar uma HQ usando o Photoshop

Todo tipo de tutorial sobre imagem.
Responder
Avatar do usuário
Parallax
Administrador
Administrador
Mensagens: 20489
Registrado em: Seg Nov 15, 2010 07:30
Texto Pessoal: EU SOU A LEI!!
Contato:

Como restaurar uma HQ usando o Photoshop

Mensagem por Parallax »

É normal quando se faz um scan algumas páginas saírem tortas e com excessos nas beiradas. E isso precisa ser arrumado. Vamos primeiro desentortar a página.
Imagem
1. Vá em Image=>Rotate Canvas=>Arbitrary
Imagem
2. Escolha o quanto a figura precisa ser rotacionada. Está aqui não está tão torta assim, então fui usando 0,1 até endireitar. Mas quando está mais torto, pode usar valores como 0,3 para cima. Pode alinhar tanto para a direita quanto para a esquerda. Dê um OK e veja como ficou. Vá fazendo isso até que a página fique totalmente alinhada.
Imagem
3. Agora vamos aparar as bordas e deixar apenas o que é necessário. Escolha a ferramenta CROP e selecione o que você quer deixar.
Imagem
Depois aperte ENTER para deletar o resto.
Imagem
4. Agora chega o processo de restauração da página. Aperte Ctrl+L e vai aparecer essa caixinha flutuante, pegue o conta gotas mostrado na figura, Set White Point.
Com ele selecionado, vá no canto mais sujo da página e clique em cima. Isso deve fazer com que a página fique bem mais clara.
Imagem
5. Depois faça o mesmo esquema, só que ao invés do Set White Point use o Set Black Point. Escolha a parte mais escura da página, como o terno preto do personagem e clique em cima. Veja que ela escureceu dando um aspecto melhor. Faça isso quantas vezes quiser até o ponto que considerar ideal.
Imagem
6. Agora precisamos reduzir o tamanho do scan. Vá em Image=>Image Size. Para este scan eu considerei o tamanho 1200x1528 ideal.
Imagem
7. Agora vamos salvar. Clique em "Salvar como" e escolha a qualidade que quer salvar. Escolha 6 ou 5, isso vai fazer com que o scan seja salvo com um tamanho razoável.
Imagem
Tutorial baseado no Eudes Honorato Way de Escanear uma revista.

ro455
Membro Steal
Membro Steal
Mensagens: 116
Registrado em: Qui Jun 23, 2011 12:16
Localização: Maringá - PR

Re: Como restaurar uma HQ usando o Photoshop

Mensagem por ro455 »

Restauro de uma forma diferente, mas o resultado é praticamente igual, a diferença que primeiro mudo o Brilho e o Contraste e se necessário mexo nos Levels =)

P.S.: Aprendi a restaurar com o tuto do Eudes, nunca esquecerei dele dizendo que não sabia nem se restaurava certo XD
Imagem

Imagem

redpbdragon
Iniciante
Iniciante
Mensagens: 4
Registrado em: Qui Ago 06, 2015 02:47
Texto Pessoal: gibi antigo

Re: Como restaurar uma HQ usando o Photoshop

Mensagem por redpbdragon »

Para quem quiser escanear e restaurar realmente bem, recomendo a leitura do "How to scan like a manatee". Mudou muito o jeito que eu restaurava os quadrinhos. Abraços a todos.

Responder